sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Canção para a amiga dormindo

Dorme, amiga, dorme
Teu sono de rosa
Uma paz imensa
Desceu nesta hora.
Cerra bem as pétalas
Do teu corpo imóvel
E pede ao silêncio
Que não vá embora.

Dorme, amiga, o sono
Teu de menininha
Minha vida é a tua
Tua morte é a minha.
Dorme e me procura
Na ausente paisagem...
Nela a minha imagem
Restará mais pura.

Dorme, minha amada
Teu sono de estrela
Nossa morte, nada
Poderá detê-la.

Ontem, finalmente, vi o filme (ou documentário) de Miguel Faria Jr. "Vinicius". Foi a primeira vez e não será a última.
Vinicius está vivo. Na música. Nas palavras de seus textos e poemas. Nas palavras daqueles que com ele conviveram.
Ali temos o riso e o pranto. E mesmo que as lágrimas não escorram dos olhos, por vezes fica um nó apertado na garganta.
Mas uma vida não se pode reduzir ao tempo do cinema. Se entendi bem (e basta ir lendo seus poemas para o descobrir), Vinicius teve várias vidas.
Quase no final, Maria Bethânia diz que Vinicius desceu neste mundo para espalhar amor. E sua missão não acabou...
Oh! Quantas palavras vamos pegar às suas. Quantos sentimentos, sensações, que não sabemos verbalizar, vamos traduzir com seus poemas, suas canções?

A benção, Poeta...

Sem comentários: