quinta-feira, julho 10, 2003

Pré-história...



A acreditar naquilo que li na contra-capa de um CD (não recordo qual...), onde afirmava que a Bossa Nova tinha nascido das influências do samba e do West Coast Jazz sofridas por Tom Jobim e João Gilberto, neste momento estou ouvindo parte da pré-história da Bossa.

Mas... "west coast jazz"? Eu devia ter estado com mais atenção ao Ken Burns' Jazz. Portanto, existiria também um "east coast jazz". E quem estava num lado e no outro? Bem, para o caso, acho que pouco importa. Afinal, o que interessa mesmo é o jazz... Reeditado pela Verve em 1999, este CD tem por nome, guess what, "West Coast Jazz". Estrelando, o padrinho (ou melhor, futuro padrinho) da Bossa: Stan Getz. Gravações originais de 1955 (xiii, já quase meio século e a emoção ainda está toda lá...).

Do alinhamento constam, entre outras músicas, "A night in Tunisia", de Dizzie Gillespie, "Four", de Miles Davis, "Summertime" e "Love is here to stay", de George e Ira Gershwin e "Split kick", de Horace Silver ou, melhor dizendo (se bem estou entendendo a indicação) Horace Ward Martin Tavares Silva...
Ouvindo e gostando desta parte da pré-história...

Pra sair da fossa, só mesmo a Bossa (e esta sua raíz profunda...).

Sem comentários: