domingo, setembro 07, 2003

Coisas boas da Catalunha


Ainda me faltam mais alguns detalhes sobre Barcelona. Neste caso, alargo a toda a Catalunha. Falarei sobre as coisas boas que, aconchegando o estômago, por vezes também confortam a alma. Não falarei de sopas (apesar do texto lindo de Rubem Alves que recebi. Obrigado Dilma). Falarei sobre três especialidades, muito pouco complicadas de recriar: cremat (bebida), pa amb tomàquet (entrada) e crema catalana (sobremesa).

Cremat
Esta é uma bebida típica catalã, muito fácil de fazer, e que tem semelhanças com a "queimada" galega. É especialmente indicada para noites frias...
Pegue-se então em meio litro de rum branco, metade dessa quantidade de brandy ou conhaque, meio litro de café quente, oito colheres de sopa de açucar, uma casca de laranja, uma casca de limão, pau de canela. Mistura-se o rum, o conhaque, o açucar, as cascas e a canela num alguidar de barro. Com cuidado deita-se fogo à mistura. Sem queimar as mãos, vai-se mexendo. Quando se tiver reduzido a metade (mais coisa menos coisa), junta-se o café quente. Quando o fogo se apagar, serve-se ainda quente, também em canecas de barro.

Pa amb tomàquet (Pão com tomate)
Com esse nome, parece bem simples, não é? E é.
Pegue-se num pão grande e corte-se em fatias. Tostem-se ligeiramente essas fatias. Esfregue-se meio dente de alho na fatia de pão. Dependendo do tamanho do tomate, corte-se ao meio ou em quartos e esfregue também na fatia de pão (na prática, o tomate que deve estar bem maduro e sumarento é desfeito na fatia do pão). Depois, espalhe um pouco de sal a gosto. Regue finalmente com azeite. Está feita a base. Agora, pode pôr por cima tudo o que você quiser: fiambre, salame, queijo, etc.

Crema Catalana
Na prática, parece ser leite creme.
A receita que a seguir indico é traduzida do catalão. Espero estar entendendo tudo para não dar erro. Então é assim: de meio litro de leite, retirar um pouco para desfazer 20 gramas de maizena. Levar o restante leite a ferver com a casca de um limão e um pau de canela Assim que começar a levantar fervura, retirar do fogo. Noutra tijela, bater quatro gemas com 125 gramas de açucar, até fazer uma massa cremosa. Juntar o leite (já sem a canela e a casca) e continuar a bater. Juntar depois a maizena, passada por um coador fino para evitar os grumos. Continuar a bater à mão e levar ao lume, mexendo sem parar e evitando que levante fervura. Depois de espessar, retirar do lume e continuar a mexer, para evitar talhar. Colocar num prato de servir ou em pratos individuais. Deixar arrefecer à temperatura ambiente. Antes de servir, polvilhar com açucar e queimá-lo com um ferro bem quente. E é assim.

Bom apetite, porque a cultura catalã também se come.

Sem comentários: